(71) 4009-4950 (das 9h às 18h) contato@brxinvest.com.br
brx-invest-brx-educao

A importância de investir

Investir bem o seu dinheiro é uma parte importante do caminho não só para a conquista dos seus sonhos, como também para te proporcionar bem-estar e tranquilidade. Não se preocupe caso você não entenda tudo sobre investimentos; você pode começar a investir em modalidades mais simples com a ajuda do seu assessor e melhorar o seu conhecimento aos poucos.

Tipos de investimentos

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um programa de venda de títulos públicos, via internet, para pessoas físicas, criado pelo Tesouro Nacional.

Trata-se de um investimento de Renda Fixa para quem busca tranquilidade e segurança.

As maiores vantagens desse tipo de investimento são: segurança (investimento 100% garantido pelo Tesouro Nacional), simplicidade e facilidade de negociação, e não necessita de um grande investimento inicial (você pode começar a investir a partir de R$ 30,00).

Há dois tipos de títulos públicos disponíveis à negociação: os prefixados e os pós-fixados.

Pré-fixados

Os títulos pré-fixados têm a rentabilidade definida no momento da compra. São eles: as LTNs (Letras do Tesouro Nacional) e as NTN-Fs (Notas do Tesouro Nacional – Série F).

Desta forma, ao investir em um deles você saberá, no momento da compra, exatamente quanto receberá no futuro se permanecer com o título até o vencimento.

Além disso, ao aplicar nas LTNs, os rendimentos são recebidos pelo investidor no dia do vencimento do título.

Já as NTN-Fs remuneram o investidor a cada seis meses.

Pós-fixados

Os títulos pós-fixados são aqueles em que a rentabilidade não é definida no momento da compra.

São as LFTs (Letras Financeiras do Tesouro), as NTN-Bs (Notas do Tesouro Nacional – Série B) e as NTN-Bs Principal (Notas do Tesouro Nacional – Série B).

Ela está vinculada à variação do IPCA ou à taxa de juros básica da economia (Selic). As LFTs são atreladas à taxa Selic, enquanto as NTN-s da Série B e da Série B Principal são atreladas ao IPCA.

CDB

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um título privado emitido por bancos.

As instituições bancárias utilizam os recursos obtidos para financiar atividades como, por exemplo, de crédito.

As vantegens de investir num CDB são inúmeras, dentre elas pode-se citar: remuneração baseada em diferentes indicadores de mercado, cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), ausência da taxa de administração e de performance, variedade de prazos (curto, médio e longo prazo ou com liquidez diária*).

* Somente quando anunciado.

LCI

A LCI (Letra de Crédito Imobiliário) é um título emitido por instituições financeiras, com objetivo de financiar o setor imobiliário.

As vantagens de investir numa LCI são: isenção de imposto de renda para a pessoa física, cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e ausência de taxa de administração e de performance.

LCA

A LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) é um título emitido por instituições financeiras, com objetivo de financiar o setor agrícola.

As vantagens de investir numa LCA são: isenção de imposto de renda para a pessoa física, cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e ausência de taxa de administração e de performance.

LC

A LC (Letra de Câmbio), apesar de não possuir relação com o investimento em moedas, é utilizada pela instituição financeira como forma de captação de recursos financeiros para emprestar à pessoa física ou jurídica que firmou algum contrato de financiamento.

As vantagens de investir numa LCI são: cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e ausência de taxa de administração e de performance.

Fundos de Investimentos

Tipo de aplicação financeira que reúne recursos de um conjunto de investidores (cotistas), permitindo assim investir em uma variada cesta de ativos, em diferentes mercados.

Esta carteira pode englobar Títulos de Renda Fixa, Títulos Públicos, Títulos Cambiais, Derivativos, Commodities, Ações, entre outros.

Todo o dinheiro aplicado no Fundo de Investimento é convertido em cotas e cada cotista possui um número de cotas proporcional ao valor total de seus investimentos.

O valor da cota é atualizado diariamente e o cálculo do saldo do cotista é feito multiplicando o número de cotas adquiridas pelo valor da cota no dia.

Já o patrimônio de um FI é a soma de todos os recursos aplicados por seus diferentes investidores.

A administração e a gestão do Fundo são realizadas por profissionais capacitados (gestores), sendo o Fundo de Investimento regido por um regulamento.

Esta alternativa de investimento apresenta diversas vantagens, em relação a investir individualmente, dentre elas: diversificação, gestão especializada, liquidez, praticidade e redução do custo de corretagem, que é dividido entre todos os cotistas.

Debêntures

A debênture é um título de crédito emitido por Sociedades por Ações, representativo de dívida, que assegura a seus detentores o direito de crédito contra a companhia emissora.

Ela consiste em um instrumento de captação de recursos de médio e longo prazo no mercado de capitais, que as empresas utilizam para financiar seus projetos.

É uma forma também de melhor gerenciar suas dívidas.

Assim, quem investe em debêntures se torna credor dessas companhias.

Fundos Imobiliários

O Fundo de Investimento Imobiliário (FII) é uma comunhão de recursos destinados à aplicação em ativos relacionados ao mercado imobiliário. Cabe ao administrador, uma instituição financeira específica, constituir o fundo e realizar o processo de captação de recursos junto aos investidores através da venda de cotas.

Os recursos captados na venda das cotas poderão ser utilizados para a aquisição de imóveis rurais ou urbanos, construídos ou em construção, destinados a fins comerciais ou residenciais, bem como para a aquisição de títulos e valores mobiliários ligados ao setor imobiliário, tais como cotas de outros FIIs, Letra de Crédito Imobiliário (LCI), Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI), ações de companhias do setor imobiliário etc.

Todo FII possui um regulamento que, dentre outras disposições, determina a política de investimento do fundo. A política pode ser específica e estabelecer, por exemplo, que o FII invista apenas em imóveis prontos destinados ao aluguel de salas comerciais, ou ser genérica e permitir ao fundo adquirir imóveis prontos em geral ou em construção, os quais poderão ser alugados ou vendidos.

Com a aquisição dos imóveis, o fundo obterá renda com sua locação, venda ou arrendamento. Caso aplique em títulos e valores mobiliários, a renda se originará dos rendimentos distribuídos por esses ativos ou ainda pela diferença entre o seu preço de compra e de venda (ganho de capital). Os rendimentos auferidos pelo FII são distribuídos periodicamente aos seus cotistas.

O FII é constituído sob a forma de condomínio fechado, em que não é permitido ao investidor resgatar as cotas antes de decorrido o prazo de duração do fundo. A maior parte dos FIIs tem prazo de duração indeterminado, ou seja, não é estabelecida uma data para a sua liquidação. Nesse caso, se o investidor decidir sair do investimento, somente poderá fazê-lo através da venda de suas cotas no mercado secundário.

Ações

As ações são papéis que representam uma pequena parte do capital social de uma empresa.

Ao comprar uma ação o investidor se torna sócio da empresa que emitiu essa ação, passando a correr os riscos dos negócios junto com a empresa e tendo participação nos lucros e prejuízos da mesma.

Toda ação possui um código, ele é formada por quatro letras que representam o nome da empresa e um número que representa o tipo da ação.

As ações podem ser classificadas em dois tipos:

  • Ordinárias (ON): Quem possui ações desse tipo pode de votar em assembleias gerais da empresa, além de receber os lucros distribuídos pela empresa. As ações ON são representadas pelo número 3 depois do código da empresa. Exemplo: PETR3.
  • Preferencias (PN): Quem possui essas ações não pode votar nas assembleias, mas recebe os lucros distribuídos primeiro (em uma porcentagem maior que as ordinárias), e caso a empresa decrete falência serão os primeiros a receberem compensações.

As ações PN são representadas pelo número 4 depois do código da empresa. Exemplo: PETR4.

As ações preferenciais também são subdividas em classes, geralmente diferenciadas pelas letras A, B, C ou alguma outra letra. Não existe um padrão que determina o uso das letras, cada uma tem características diferentes determinadas pela empresa que as emitem.

COE

Na Operação de Capital Protegido o cliente lucra tanto com uma alta quanto com uma baixa do ativo. No pior dos cenários 100% do capital investido é garantido. 

A Operação de Capital Protegido é destinada a investidores que desejam obter alta rentabilidade e que não querem ter o risco de perder seu capital.

Conheça o assessor

Aprenda a investir

Com a BRX Educação você terá a oportunidade de conhecer como o mercado funciona, entender os tipos de investimentos disponíveis, as vantagens e desvantagens de cada um e as suas operações. Possuímos diversas palestras e cursos voltados tanto para iniciantes em investimentos, quando para quem deseja aprimorar os seus conhecimentos.

PALESTRAS

_

Possuímos um leque de palestras que abrangem desde o público iniciante até os mais experientes. A maioria das nossas palestras são pequenas amostras dos cursos da BRX Educação.

CURSOS

_

Com uma crescente demanda, os cursos da BRX contam com profissionais experientes e convidados renomados, como professoressores de universidades, traders, assessores, entre outros.

AULAS PARTICULARES

_

Se você busca discrição e total atenção de um profissional, disponibilizamos a opção de aulas particulares com uma pauta dinâmica, que irá ser montada com você e o seu professor. Se você é trader, pode operar junto com um profissional experiente, que irá te ajudar a entender melhor as estratégias e movimentos do mercado.

Ficou interessado(a)? 

brx-invest-brx-educao

BRX Invest ® Agentes Autônomos de Investimentos | Av. Tancredo Neves, 620. Edf. Mundo Plaza, 33º andar, 3306. Salvador/BA | CNPJ: 29.229.455/0001-65 | Atendimento: (71) 4009-4950 • Ouvidoria: 0800 704 0418 • contato@brxinvest.com.br | Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Entre em contato

[3cx-clicktotalk id="29340" title="Click To Talk item 1"]
brx-invest-brx-educao

BRX Invest ® Agentes Autônomos de Investimentos | Av. Tancredo Neves, 620. Edf. Mundo Plaza, 33º andar, 3306. Salvador/BA | CNPJ: 29.229.455/0001-65 | Atendimento: (71) 4009-4950 • Ouvidoria: 0800 704 0418 • contato@brxinvest.com.br | Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Entre em contato